Comitiva da Irlanda faz visita técnica em Uberlândia

Comitiva da Irlanda faz visita técnica em Uberlândia

0 2675

A comitiva Irlandesa no anseio de conhecer a típica comida mineira, experimentou um delicioso almoço no Centro Cultural Fogão de Minas. 

 

O presidente do Comitê da Irlanda Rio 2016, Kevin Kilty, acompanhado do chefe executivo, Stephen Martin, e do médido da delagação, Dave Fagan, integram a delegação que faz a terceira visita técnica a Uberlândia desde que a cidade foi confirmada como centro de preparação da delegação irlandesa nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A comitiva está em Uberlândia desde quinta-feira (10) e fica até domingo (13). Nesta sexta-feira, a comitiva visitou o complexo do Parque do Sabiá – parque, estádio e arena – a rede hoteleira da cidade, além do complexo hospitalar.

Uberlândia tem quatro Centros de Treinamento Pré-Jogos credenciados junto ao Comitê Organizador Rio 2016. Além do Complexo Municipal Virgílio Galassi (parque, estádio e arena), estão aptos a receber os atletas olímpicos e paralímpicos a Universidade Federal de Uberlândia, o Sesi Gravatás e o Praia Clube. Todos esses espaços também estão na programação de visitas da comitiva.

“Vocês têm uma linda cidade, com um clima que se assemelha ao do Rio de Janeiro, diminuindo o impacto para nossos atletas. Temos uma boa relação com o prefeito e com os parceiros que nos recebem bem, com toda as condições necessárias para os treinos”, disse, impressionado, o presidente do comitê, Kevin Kilty, ao mencionar o desejo de ter uma estrura semelhante a Uberlândia na Irlanda.

O primeiro local visitado foi o Parque do Sabiá, onde conheceram a área de trilha, a pista de corriga e o campo de futebol. Na sequência, foram até a Arena Sabiazinho e, por fim, o Estádio João Havelange.

A delegação olímpica da Irlanda é a primeira a confirmar estadia em Uberlândia como preparação para 2016. São sete modalidades (atletismo, badminton, pentatlo moderno, remo, rugbi, natação e triátlon) que terão a segunda maior cidade de Minas Gerais como centro de treinamento.

“Os contratos com a Prefeitura já foram assinados e a partir de agora receberemos visitas técnicas para que o Comitê possa verificar as mudanças necessárias para suas equipes. O que eles investirem em nossa cidade, ficará como legado”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Romes, ressaltando que, ao contrário da Copa do Mundo, no caso das Olimpíadas são as delegações é que investem nas cidades onde farão o treinamento.

Em janeiro deste ano, o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Romes, assinaram o MOU (Memorandum of Understanding), documento que descreve um acordo bilateral ou multilateral entre duas ou mais partes, visando confirmar a escolha dos Comitês Olímpico e Paralímpico da Irlanda por Uberlândia para treinamento em 2016. O MOU é o documento que oficializa a escolha irlandesa e, ainda, determina quais são as obrigações de cada uma das partes no processo. Ao Município de Uberlândia caberá a viabilização do acesso às estruturas esportivas, planejamento, envio de dados e informações, preparação da cidade e contato com os centros esportivos que poderão sediar as modalidades de treinamento.

Na agenda desta sexta-feira, o Comitê também visitou o Hospital e Maternidade Municipal, onde os integrantes ficaram admirados com a qualidade da estrutura. “A tecnologia encontrada neste hospital é melhor do que encontramos na Irlanda e se assemelha ao que há de tecnologia na Austrália (país referência em medicina esportiva)”, completou Kevin Kilty.

Outras visitas

Em 2013, representantes da delegação irlandesa estiveram em Uberlândia por duas vezes para conhecer a cidade e o potencial para ser um centro de treinamento dos atletas que disputarão as Olimpíadas e Paralimpíadas. Através de uma parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais (SEEJ), a cidade recebeu em março a visita de dois membros do Comitê Olímpico e um membro do Comitê Paralímpico da Irlanda, acompanhados pelo secretário-adjunto de Esporte e da Juventude, Rogério Romero. Na oportunidade, eles conheceram algumas estruturas esportivas da cidade e demonstraram interesse em retornar, com mais tempo, para outras visitas.

A segunda visita aconteceu em outubro, quando oito membros do Comitê Olímpico Irlandês retornaram a Uberlândia, acompanhados novamente do secretário-adjunto, Rogério Romero, para conhecer melhor as estruturas esportivas, a rede hoteleira, hospitais, restaurantes e tudo o que cidade tem a oferecer.

Curiosidade

Ao visitar o Estádio João Havelange, a comitiva irlandesa encontrou as placas que registram um pouco da história do estádio, com os resultados dos primeiros jogos. Numa delas, consta que no dia 27 de maio de 1982, o jogador Falcão balançou as redes do estádio pela primeira fez, em uma goleada de 7 x 0 do Brasil sobre a Irlanda do Sul. Os visitantes se divertiram com o fato e fizeram questão de tirar uma foto ao lado da placa para mostrar aos conterrâneos.

Divulgação

O trabalho de projeção de Uberlândia visando a captação de grandes eventos, em especial esportivos, tem sido uma das prioridades da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. No último fim de semana, o material de divulgação de Uberlândia e de seus quatro Centros de Treinamento Pré-Jogos credenciados junto ao Comitê Organizador, foi entregue aos chefes dos 18 comitês que participaram da quarta edição do Rio 2016 Open Day (Dia aberto aos Comitês Olímpicos), realizado no Rio de Janeiro. O encontro é promovido pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e contribui para que as delegações conheçam as estruturas esportivas do Rio de Janeiro que serão utilizadas nos Jogos Olímpicos, tirem dúvidas sobre o andamento dos projetos e, nos intervalos das apresentações, tenham a oportunidade de conhecer outras estruturas esportivas que o país tem a ofertar.

Fonte: PMU

IMG_5629-2

ARTIGOS SEMELHANTES