Uberlândia pode sediar amistosos de seleções classificadas para a Copa

Uberlândia pode sediar amistosos de seleções classificadas para a Copa

0 1788

A oportunidade de Uberlândia sediar amistosos das seleções de outros países classificadas para a Copa do Mundo de Futebol do ano que vem no Brasil, foi pauta de uma reunião, na quarta-feira (20), entre o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Romes Junqueira, e a coordenadora de Turismo Esportivo da Secretaria, Tatiana Flores, na sede da Secretaria de Estado Extraordinária para a Copa do Mundo de 2014 – SECOPA/MG, em Belo Horizonte.

O catálogo da FIFA oficializou Uberlândia entre os sete Centros de Treinamento em Minas Gerais, e a intenção do Poder Público Municipal é intensificar o processo de captação destas seleções, que no próximo mês começarão a divulgar os locais escolhidos como Centro de Treinamento de Seleções (CTS).
“Estamos na reta final das escolhas dos CTSs. Algumas seleções já definiram seus locais-base, a exemplo da Argentina que escolheu o CT do Atlético Mineiro, e dos Estados Unidos que escolheram o CT do São Paulo, outras estão aguardando o Sorteio Final no dia 6 de dezembro. Visando o desenvolvimento do Turismo Esportivo, estamos trabalhando para captar uma seleção para Uberlândia e também queremos receber jogos-treinos antes do Mundial. Nossa meta é trabalhar com as duas ações”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Romes.
Ainda segundo o secretário, outra oportunidade para o Município é a de acolher as seleções que vem demonstrando interesse na cidade em realizar os jogos amistosos focados na preparação para o Mundial. “As delegações precisam se preparar de 15 e 20 dias antes da data oficial da apresentação à FIFA, e a proximidade com as cidades-sede como Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, torna a região o local ideal para a realização dessas partidas devido à sua localização estratégica e privilegiada”, afirma Romes.

“Pré Camp”

O “Pre Camp”, como é conhecido no meio futebolístico, trata-se da realização de partidas amistosas entre equipes, que podem ser as classificadas para a Copa ou não, visando o entrosamento dos atletas e a aclimatação ao país-sede do evento. Podem ser jogos isolados ou pode ser desenvolvido em formato de Mini-torneio.
A realização de jogos amistosos antecedendo à Copa na cidade de Uberlândia não impede a escolha como Centro de Treinamento por uma Seleção, pelo contrário, pode ser inclusive um fator motivador e preponderante.

Fonte: PMU